Casa 3 - Boldo
- Davilym Dourado
- 28 de jul. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 1 de ago. de 2024
Resolvi incluir um jardim que não fica exatamente numa casa residencial, mas sim, dentro de um lava-rápido. Apesar de ser estreito, o jardim abriga uma quantidade enorme de plantas medicinais e se estende ao longo de aproximadamente 20 metros. Está localizado na rua João Pessoa, região central da cidade.

De vez em quando costumo passar em frente a este local, e o que sempre me chamou a atenção foi a variedade de plantas. Penso que um bom jardim é aquele espaço onde, além do que foi plantado intencionalmente, convivem com plantas que surgem ao acaso, ou melhor, naturalmente. As ervas daninhas, matos e flores desconhecidas que aparecem, ajudam a formar um jardim mais orgânico e diverso, diferente daqueles espaços totalmente controlados e monótonos, como são a maioria dos jardins da cidade, que são formados por uma pequena variedade de plantas, normalmente exóticas.

Quem me recebeu no local foi a Rose, funcionária do lava-rápido. Ela disse que aprendeu a usar as ervas ainda na infância com sua avó em Pernambuco. Ela se curou de um problema na vesícula tomando chá de boldo, com a erva que nasce ali mesmo no jardim. Por um período de um mês, ela tomou o chá três vezes ao dia, e assim, evitou uma cirurgia, que até então, era a única solução para resolver o seu caso.

Boldo (Plectranthus ornatus)
De acordo com as indicações terapêuticas aprovadas pela Anvisa (IN 02/2014), o chá de boldo é muito utilizado como remédio caseiro para problemas do fígado e alterações digestivas, incluindo má digestão, gastrite e gases intestinais. Isso acontece porque o boldo é rico em boldina, ácido rosmarínico e forscolina, substâncias com propriedades medicinais digestivas, antiespasmódicas, estimulantes do fígado e calmantes.
foto 1: Pinha
foto 2: Janaúba
foto 3: Melissa
foto 4: Mamão
foto 5: Guaco
foto 6: Erva de touro
Segundo a Rose, ela mesma plantou várias plantas como Guaco, um pé de Pinha, um pé de Algodão e Andu, um arbusto que foi trazido por ela do Paraná. O fruto dessa planta é uma vagem parecida com a ervilha, ela usa para incrementar farofa. Eu não conhecia o Andu e descobri que seu fruto, além de ser fonte de fibras, proteínas e vitaminas importantes, é rico em diversos sais minerais: cálcio, fósforo, potássio, magnésio, ferro e zinco.
23.04.24















Comentários