Casa 8 - Projeto Muda São Caetano
- Davilym Dourado
- 6 de set. de 2024
- 2 min de leitura
No sábado, dia 31.08, tive a oportunidade de visitar um espaço incrível chamado Muda São Caetano. O projeto está localizado em um daqueles terrenos da Enel, onde passam torres de transmissão de energia. Não é exatamente um jardim residencial, mas resolvi incluí-lo por ser um jardim coletivo, cultivado por moradores.
No espaço, estão sendo plantadas árvores nativas de diferentes regiões do Brasil, com a ideia de, no futuro, transformar o local em um centro educativo.
Fui recebido pelo Mário, que me apresentou uma diversidade de plantas e árvores nativas que eu ainda não conhecia. Confesso que meu conhecimento sobre árvores é limitado, e essa visita serviu de grande aprendizado.

O local é mantido com muito carinho por um grupo de moradores da cidade, que se revezam tanto na manutenção do espaço quanto na organização das atividades que ali ocorrem.

horta de plantas medicinais

uma nascente recuperada
O que mais me impressionou foi a recuperação de uma nascente, que se transformou em um pequeno lago, agora habitado por peixes, sapos e rãs. Além disso, as plantas nativas têm atraído uma grande variedade de pássaros, insetos e abelhas, o que torna o lugar ainda mais encantador e cheio de vida.

Assa-peixe (Vernonia polysphaera)
A assa-peixe é uma planta medicinal nativa do Brasil, amplamente utilizada contra problemas respiratórios, sendo eficaz para tratar gripe, bronquite e tosse, por exemplo. Além disso, também é uma boa opção para tratar cálculos renais, hemorroidas e alterações no útero.
Na Umbanda, essa planta tem natureza purificadora, pode ser considerada como um canal de energia que desobstrui os bloqueios espirituais e abre caminhos para a renovação e o crescimento pessoal.

Fruto-do-sabiá
A planta Fruto-do-sabiá é cultivada para atrair os diferentes tipos de sabiás e cerca de outras 40 espécies de pássaros.

Leiteira (Euphorbia umbellata)
Na medicina popular brasileira, essa planta, da família Euphorbiaceae, também chamada de leiterinha, cola-nota, ou janaúba, é muito usada pela população para o tratamento de doenças gástricas, alergias, úlceras, hemorragias, redução de verrugas e câncer.



Lugar lindo. Organizado e cheio de espécies de plantas Nativa e medicinal. Sem contar as variedade de abelhas sem ferrão. Muito legal. parabéns pela iniciativa...